Variedades de Azeitona

Principais variedades

azeitona-verdeal A Verdeal é bastante regular e produtiva. Adaptou-se bem em solos Alentejanos e também em outras regiões de Portugal. Caracteriza-se por um fruto que amadurece tardiamente, utilizado para conserva em verde ou triturado, mas principalmente para a extração de azeite, com um bom rendimento. O azeite resultante é bastante fino, com um frutado marcante, persistente e sabor bastante amargo e picante.

azeitona-cobrancosa A Cobrançosa é pouco utilizada para conservas, mas apresenta um bom rendimento em Azeite, que tem característica de ligeira a medianamente frutado, acentuando-se a ervas verdes, e sutilmente amargo e picante, quando as azeitonas são colhidas mais verdes, ou mais doce e suave quando os frutos são colhidos mais maduros.

azeitona-cordovil A Cordovil é uma azeitona que pode ser utilizada para conserva em verde, mas a sua principal utilização é para a elaboração de azeite, pois apresenta bons rendimentos. O azeite é muito rico em ácido oléico, é muito fino, com frutado intenso e característico, acentuado verde de folha e medianamente amargo e picante.

azeitona-galega A Galega é a azeitona mais difundida no território português e apresenta aptidão dupla, tanto para conserva como para a elaboração de azeite. O azeite obtido é doce e suave, caracterizando-se ligeira a medianamente frutado com aroma acentuado de maçã. Quando as azeitonas são apanhadas mais verdes, o azeite resultante é sutilmente amargo e picante.