Tipos de Azeite

Os 8 tipos de Azeite produzidos em Portugal são:

Azeite Virgem Extra :

É a gordura obtida da mesma forma que o azeite virgem, mas o grau de acidez é inferior a 0,8%.

Azeite Virgem :

É a gordura obtida das azeitonas sãs, sem qualquer produto químico, de aroma fresco e frutado. Possui um grau de acidez inferior a 2%.

Azeite DOP (Virgem ou Virgem Extra) :

O Azeite de Denominação de Origem Protegida (DOP) tem características histórico-culturais, de processamento, físico-químicas e organolépticas próprias de determinada região. É obrigatoriamente extraído e embalado na região de origem das azeitonas. As DOP são geridas pelo Agrupamento de Produtores da região e controladas e certificadas pelo Organismo Privado de Controlo de Certificação.

Azeite Biológico (Virgem ou Virgem Extra):

É extraído a partir de frutos cujo modo de produção não utiliza fertilizantes nem tratamentos químicos.

Azeite Extraído a Baixa Temperatura ou a Frio (Virgem ou Virgem Extra):

É extraído com as temperaturas suficientemente baixas (menor ou igual a 27ºC) para preservar os compostos voláteis presentes na polpa do fruto responsáveis pelo aroma e pelo sabor do azeite.

Azeite da Primeira Pressão ou Primeira Extracção (Virgem ou Virgem Extra):

É extraído sob uma força de prensagem suficientemente baixa ou apenas uma centrifugação, para não arrastar compostos desagradáveis presentes na polpa e no caroço do fruto.

Azeite Sabor ou Colheita Precoce (Virgem ou Virgem Extra) :

Azeite com aroma intenso, predominantemente verde, por vezes amargo e/ou picante, determinado pela utilização de frutos pouco maduros.

Azeite Suave ou Colheita Tardia (Virgem ou Virgem Extra):

Azeite obtido de frutos que, devido ao seu estado adiantado de maturação, conferem ao azeite um aroma aveludado com amargo e/ou picantes muito ténues ou inexistentes.